O inacessível campo jurídico: breve leitura de O Processo, de Kafka, a partir da teoria de Pierre Bourdieu

Abaixo segue um artigo no qual achei muito interessante sobre a obra de Franz Kafka. O artigo está restrito ao campo do direito, porém, em O Processo vemos como temas como a burocracia, a hierarquia sobreposta as vontades da maioria, além das pressões das quais nossa sociedade estão submetidas são reveladas nessa obra prima.

Fábio Belo*
Gabriela Lasmar**
Pedro Paulo Rodrigues***

RESUMO 

O poder simbólico é aquele decorrente dos nossos instrumentos de comunicação e conhecimento e que impõe como o mundo vai ser visto e compreendido. A partir deste conceito, formulado por Pierre Bourdieu, analisamos três passagens da obra O Processo, de Franz Kafka: (a) a alegoria do porteiro da lei, que mostra como o direito é de difícil acesso aos que dele precisam; (b) o diálogo de K. com o pintor Titorelli, que mostra como a influência pessoal contribui para a execução dos ritos jurídicos; e (c) o diálogo de K. com seu advogado, que mostra a divisão entre iniciados e profanos e a conseqüente perda de autonomia dos que demandam justiça.

______

* Professor da disciplina “Linguagem e Pesquisa Jurídica”, no Mestrado em Direito Empresarial, da Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Professor de Sociologia da graduação em Direito da FDMC. Mestre em Teoria Psicanalítica (FAFICH – UFMG). Doutorando em Literatura Brasileira (FALE – UFMG).
** Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Mestranda em Direito Empresarial pela Faculdade de direito Milton Campos (FDMC).
*** Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC).

Download

Anúncios

Um comentário sobre “O inacessível campo jurídico: breve leitura de O Processo, de Kafka, a partir da teoria de Pierre Bourdieu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s